COMO ENXERGAR EM 3D

Existem dois métodos para observar a imagem: o método convergente e o método divergente.

MÉTODO CONVERGENTE: olhe a figura porém concentrando o seu olhar em um objeto imaginário como se estivesse localizado há alguns metros atrás da tela. Permaneça nessa posição por algum tempo sem desviar o olhar dessa posição. Não procure fixar o olhar em um ponto específico. Tente olhar o todo da figura, os quatro cantos, todos ao mesmo tempo. Decorrido alguns instantes nessa posição eis que num dado momento surge a figura em três dimensões, cuja imagem parece saltar do seu plano em direção aos nossos olhos. Algumas vezes você observará um precipício ou uma montanha, ou se possível a impressão que o artista quis colocar no trabalho.


MÉTODO DIVERGENTE: em frente ao quadro, suspenda um lápis há uns 20 cm do seu nariz e fitando em direção à tela concentre seu olhar fixamente em sua ponta, permanecendo nessa posição por alguns instantes. Após alguns segundos, retire-o lentamente e eis que novamente surge a imagem só que em sentido contrário ao primeiro método. É possível que consiga reconhecer imediatamente a imagem tridimensional.

 

Caso não consiga ver imagens em três dimensões não fique preocupado, muitas pessoas tem que se esforçar por mais de meia hora, até aprender a técnica para vê-la. Entretanto, uma coisa é certa: se ver a primeira vez não vai ter dificuldade mais para visualizar em três dimensões, por mais que passe o tempo. É como aprender a andar de bicicleta, não se esquece nunca mais.

Texto: Wilson Lima

VOLTAR