Página Principal

CIDADES DA RAF 2

Apresentação:

O Distrito Federal está localizado na Região Centro-Oeste do Brasil, no estado de Goiás. A área ocupada é de 5.783 km2, tendo uma forma retangular. Para facilitar as ações de governo e o trabalho desenvolvido pelos governantes, o nosso Distrito Federal foi dividido regionalmente, contando hoje com 29 Regiões Administrativas. Cada uma destas regiões é formada por núcleos urbanos e áreas rurais. Algumas apresentam-se com mais extensão urbana, outras com características predominantemente rurais, o que personaliza a forma de administrar cada uma delas.

 

A cidade de Brasília é a mais importante do Distrito Federal, por ser a capital do país e concentrar vários órgãos públicos federais, autarquias, fundações institutos, embaixadas, dentre muitas outras entidades. As outras cidades são popularmente denominadas de cidades-satélites, embora o termo tem sido abolido oficialmente. Interessante afirmar que o Distrito Federal não possui uma capital, uma vez que Brasília é capital do Brasil. Embora apresente esta curiosidade, o Distrito Federal possui ora característica de estado, ora de município e, em outras vezes, até de ambos.
 

Já a fiscalização de atividades urbanas, a cargo da Agencia de Fiscalização do Distrito Federal - AGEFIS, é executada regionalmente com a finalidade de proporcionar e garantir mais eficiência na prestação de serviços à população. Foram criadas em 2007 as seis Regiões Administrativas Fiscais (RAF's), sendo a RAF 2 composta das cidades de Sobradinho, Sobradinho 2, Planaltina e Itapoã. Apresentamos, abaixo, um resumo e descrição das principais características de cada uma das cidades nos links abaixo descritos:

SOBRADINHO TRADICIONAL
SOBRADINHO II
PLANALTINA
ITAPOÃ